O PET-Saúde como instrumento de re-orientação do ensino em odontologia.
Resumo: As atividades extramuros propiciam aos estudantes de Odontologia obter o entendimento sobre funcionamento dos serviços públicos de saúde, sua estrutura organizacional, administrativa, gerencial e funcional. Além disso, possibilitam ao estudante a participação no atendimento à população, a compreensão das políticas de saúde bucal e do papel do cirurgião-dentista nesse contexto. O objetivo deste estudo é verificar, sob a ótica dos acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo e dos preceptores atuantes nas Unidades de Saúde da Família, a influência que as atividades extramuros do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) exercem na formação acadêmica. A pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra será composta por todos os acadêmicos bolsistas e cirurgiões-dentistas integrantes do Programa. Os dados serão coletados por meio de questionários semi-estruturados, auto - aplicados, contendo perguntas abertas e fechadas. Para análise dos dados quantitativos será utilizado o software SPSS statistics 17.0, por meio da distribuição das freqüências e porcentagens. As perguntas abertas serão analisadas utilizando como referencial teórico a análise de conteúdo, proposta por Bardin. Espera-se, com esse estudo, verificar percepções positivas em relação à contribuição das experiências vivenciadas no PET-Saúde, na formação em Odontologia.
Data de início: 2011-05-03
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | Raquel Baroni de Carvalho |
Pesquisador | Karina Tonini dos Santos Pacheco |