Nesta seção serão divulgados eventos promovidos ou com participação do PPGCO.

Estão abertas as inscrições para o minicurso "Aspectos essenciasi de saúde bucal para profissionais da área de saúde na XI Jornada Integrada de Extensão e Cultura . O minicurso acontecerá no dia 17/10 das 8 às 12h, no Auditório do Instituto de Odontologia da UFES-IOUFES.

Discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas são premiadas no principal evento nacional de Pesquisa Odontológica - 15/09/2021

Em sua primeira participação na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO) da UFES conquistou dois prêmios. As discentes Tereza Jacy da Silva Almeida e Vanessa Pacheco de Oliveira Mota foram premiadas nas Áreas 2 e 7 da categoria Painel Aspirante pelos trabalhos detalhados abaixo.

Área 2 - 2º lugar

Título do trabalho: Avaliação clínica e radiográfica da reparação pulpar e periodontal em dentes autotransplantados

Autores: Tereza Jacy da Silva Almeida (discente), João Bastista Gagno Intra, Armelindo Roldi, Ludimila Saiter Assis Beltrame, Urubatan Vieira de Medeiros, Natália Barcellos de Freitas Coutinho, Thiago Farias Rocha Lima (orientador)

Área 7 - 1º Lugar

Título do trabalho: Impacto dos métodos de aquisição radiográfica e programas de visualização na detecção de desajustes na interface implante-prótese

Autores: Vanessa Pacheco de Oliveira Mota (discente), Amanda Pasolini Siqueira, Sergio Lins de Azevedo Vaz (orientador)

A SBPqO é a principal entidade de pesquisa odontológica do Brasil e a divisão nacional da International Association for Dental Research (IADR). Atualmente é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR. A 38ª Reunião Anual da SBPqO ocorreu de forma virtual entre 8 e 11 de setembro de 2021. O encontro tradicionalmente conta com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação da área de Odontologia das diversas Instituições de Ensino Superior do país. Nesta edição, 8 discentes do PPGCO participaram do evento apresentando seus trabalhos e acompanhando a programação.

O PPGCO iniciou suas atividades em Setembro de 2020 com o curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas. Além de colocarem a UFES em lugar de destaque na pesquisa odontológica nacional, a conquista dos prêmios representa um estímulo para discentes, docentes e técnicos-administrativos envolvidos com a construção de um futuro promissor para este novo curso.

FONTE: https://prppg.ufes.br/conteudo/discentes-do-programa-de-pos-graduacao-em...

Aula Inaugural Aberta - 21/09/2020

A Aula Inaugural do curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas ocorreu no dia 21/09/2020 e foi transmitida em tempo real, no formato aberto, no canal do PPGCO no YouTube. A comunidade acadêmica da UFES e de outras Instituições pôde acompanhar a aula ministrada pelos Coordenadores da Área de Odontologia na CAPES, Profa. Dra. Altair Antoninha Del Bel Cury (FOP/UNICAMP), Prof. Dr. Manoel Damião de Sousa Neto (FORP-USP) e Prof. Dr. José Mauro Granjeiro (UFF/INMETRO), com o tema "Mudanças, perspectivas e oportunidades para a Pós-Graduação em Odontologia".

Também participaram da Aula Inaugural o Magnífico Reitor da UFES, Prof. Dr. Paulo Sérgio de Paula Vargas, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Valdemar Lacerda Júnior, bem como a Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Profa. Dra. Gláucia Rodrigues de Abreu.