EXPERIÊNCIAS CURRICULARES EM EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE COM FOCO NO ENSINO ODONTOLÓGICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Resumo: A educação interprofissional (EIP) é valiosa para preparar profissionais da saúde para a prática colaborativa, tendo o potencial para melhorar a prestação de cuidados em saúde. A socialização dos papéis das profissões da área de saúde envolve aprendizado mútuo nas interações com diferentes profissionais para entender seus papéis, valores,
atitudes, habilidades, comportamentos e normas. Sendo assim listar e avaliar como estão sendo desenvolvidas as experiências interprofissionais na graduação de odontologia irá contribuir com a avaliação e melhoria dos currículos.
Na área da saúde, a EIP é uma estratégia pedagógica que está em grande crescimento, tendo o objetivo de preparar profissionais mais capacitados com atitudes, conhecimentos e habilidades necessárias para trabalhar de forma colaborativa (HOFF, 2017). A prática exige responsabilidade compartilhada entre os indivíduos, reconhecimento
da sua interdependência na atenção à saúde e clareza dos papéis. (REEVES, 2018). Pode estar presente durante a formação na graduação ou após sua conclusão (HOFF, 2017).
Com a EIP os estudantes aprendem sobre as atribuições de cada profissional, melhora o respeito e tolerância entre as profissões da saúde (COSTA, 2013 e REEVES, 2016).Entendendo que práticas de trabalho em equipe menos hierarquizadas e fragmentadas, voltadas à integralidade e resolutividade do processo de cuidado em saúde,
devam passar pelo modelo de educação na graduação desses profissionais, esta pesquisa pretende identificar e descrever as metodologias de experiências em EIP nos currículos da
área da saúde com foco na odontologia no Brasil e no mundo. O presente estudo será de uma revisão bibliográfica sistemática com a integração de estudos qualitativos. A revisão seguirá delineamento metodológico específico de acordo com as recomendações da Colaboração Cochrane seguindo os itens de verificação
preconizados pela ferramenta Preferred Reporting Items for Systematic reviews and MetaAnalyses (PRISMA) a partir da seguinte pergunta norteadora: Como as experiências curriculares em educação interprofissional vêm sendo desenvolvidas nos cursos de graduação na área da saúde com foco na Odontologia no Brasil e no mundo?
O acrônimo POT: População, Desfecho (“outcome”) e Tipo de estudo, orientará o estudo. (P) População: currículos de graduação em Odontologia; (O) Desfecho: melhoria do currículo mensurada por desfechos como inserção da educação interprofissional no currículo da graduação em Odontologia melhorando as relações profissionais através do desenvolvimento de competências como a comunicação, prática colaborativa, resolução de conflitos, divisão de responsabilidades e cuidado centrado no paciente e (T) Tipo de estudo: inclusão de estudos observacionais e de intervenções publicados.
Será produzido um protocolo de investigação e efetuado o seu registo. Este protocolo deverá ser publicado num registo prospectivo na base de dados Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO).
Serão combinados vários estudos pesquisados na literatura, usando as palavraschave “ensino odontológico”, “currículo” “interprofissionalidade” e “educação interprofissional”. As pesquisas serão realizadas nas bases de dados Scielo, PubMed, Web of Science, Scopus e BIREME, e os estudos avaliados criteriosamente quanto à pertinência e à metodologia utilizada. Será incluída na pesquisa a literatura cinzenta. Os artigos
selecionados serão selecionados seguindo a POT e elencados no gerenciador de referências Mendeley. Serão utilizados filtros de data da publicação, restringindo-se aos os últimos dez anos, a fim de garantir que a questão abordada esteja de acordo com a realidade atual das
escolas de odontologia.

O processo de inclusão e exclusão de estudos seguirá o diagrama de fluxo baseado no PRISMA (Figura 1). Nessa etapa serão analisados os títulos e os resumos dos artigos coletados, excluindo aqueles que não apresentarem a temática estudada. Em situações de divergência, um pesquisador externo será convidado para decidir sobre a exclusão ou
inclusão do artigo. Este pesquisador será selecionado através de conhecimento e experiência na área de EIP. Aí então será feita a leitura integral dos artigos selecionados.
Os critérios de seleção dos artigos serão divididos em inclusão e exclusão. Os critérios de inclusão serão: (1) qualquer forma de aprendizagem interprofissional (presencial ou remota); (2) amostra incluindo alunos da graduação de odontologia e outras
profissões de saúde; (3) uma descrição clara dos objetivos de aprendizagem; (4) publicação em português, inglês ou espanhol e (5) desenhos de estudos qualitativos. Os critérios de exclusão serão: (1) intervenções unidisciplinares; (2) alunos de pós-graduação; e (3)
intervenções não testadas em um ambiente educacional. Um formulário será criado para analisar os estudos selecionados que inclui: autores
e ano de publicação, desenho do estudo, objetivo, participantes, amostra, desfechos e resultados principais. Será também avaliada a heterogeneidade dos artigos. Essa avaliação e seleção será feita por dois autores.
Além disso, todos os estudos selecionados serão avaliados quanto à qualidade do estudo de acordo com a ferramenta de avaliação de qualidade designada conforme aconselhado pela Colaboração Cochrane. A Cochrane se dedica a produzir revisões sistemáticas de alta qualidade, relevantes e atualizadas e outras evidências de pesquisa sintetizadas para formar decisões em saúde. Eles desenvolvem sistemas para melhoria da qualidade (risco de viés) e defendem o uso de instrumentos para medir a qualidade das publicações científicas.
Na primeira etapa os achados serão descritos de acordo com as suas características.
Depois será relatada a qualidade metodológica e a descrição da eficácia por comparação das intervenções ou por desfechos de cada estudo. Será realizada uma síntese narrativa para integrar os achados reportando a presença de experiências interprofissionais na graduação na área de saúde com foco na odontologia.
Essa é uma revisão sistemática qualitativa, portanto haverá a síntese estudos primários.

Data de início: 01/12/2020
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado BRÍGIDA FRANCO SAMPAIO DE MENDONÇA
Coordenador KARINA TONINI DOS SANTOS PACHECO
Pesquisador RAQUEL BARONI DE CARVALHO
Acesso à informação
Transparência Pública

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