Atividades Educativas em Saúde Bucal no Pré-natal: Fatores Intervenientes
Nome: Flavia Carneiro Bastos de Souza Schwab
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 11/09/2015
Orientador:
Nome | Papel |
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Edson Theodoro dos Santos Neto | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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Edson Theodoro dos Santos Neto | Orientador |
Karina Tonini dos Santos Pacheco | Examinador Interno |
Margareth Pandolfi | Examinador Externo |
Resumo: Objetivo: Verificar os fatores associados à realização das atividades educativas em saúde bucal durante o acompanhamento pré-natal na Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito santo. Métodos; Um estudo transversal foi realizado em 2010, utilizando-se uma amostra de 1035 puérperas que foram entrevistadas na ocasião do pós-parto em maternidades públicas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).Inicialmente, uma análise descritiva foi realizada . Em seguida utilizou-se o teste Qui-quadrado para testar a associação entre a puérpera ter recebido atividades educativas por meio de reuniões e/ou grupo gestante na unidade de saúde e/ou por meio de visita domiciliar e variáveis proximais, intermediárias e distais. A análise de Regressão Logística Binomial foi utilizada para verificar os fatores intervenientes na realização das atividades educativas pela puérpera , considerando um nível de significância de 5% para a manutenção das variáveis independentes no modelo final.Resultados:As informações mais recebidas pelas gestantes durante o pré-natal foram :a vantagem da amamentação exclusiva até seis meses de vida (52,0%) e a importância de uma alimentação saudável para a criança(51,4%) e a menos recebida foi a importância do uso do flúor na saúde(18,9%). Na Regressão Logística Binomial , permaneceram no modelo final apenas número de consultas pré-natais e a modalidade de cobertura dos serviços de saúde (p<0,05).Conclusão: A organização dos serviços de saúde no que se refere a capacidade de oferecer maior frequência de contato nas consultas pré-natais e modalidade de atenção pautada na Estratégia em Saúde da Família, são fatores mais importantes no recebimento de atividades educativas do que características pessoais e condições socioeconômicas das puérperas no SUS.