Metodologia do ensino superior em saúde
Código: PPCO0012
Curso: Mestrado em Ciências Odontológicas
Créditos: 3
Carga horária: 45
Ementa: O ensino superior em saúde no Brasil. Formação do professor universitário objetivando a qualificação no ensino, pesquisa e extensão. O processo ensino-aprendizagem e o planejamento da ação docente. Interação professor-estudante, aprendizagem significativa e metodologias ativas de ensino. Avaliação no ensino superior em saúde. Análise crítica do papel da didática na formação docente na área da saúde. Ética no ensino. O processo pedagógico frente aos desafios da modernidade. Elaboração de produtos técnico-científicos.
Bibliografia: BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
CAMPOSTRINI, V. L. ; CARVALHO, Raquel Baroni de ; DAROZ, C. B. S. ; BARBOSA, A. S. . Formação profissional em odontologia: contribuição do programa de atendimento à saúde bucal para a população de baixa renda - Vitória, ES. Revista Guará, v. 3, p. 39-49, 2015.
Carvalho, Raquel B. et al. Formação docente em odontologia no Brasil: sugestões de mudanças após as DCNs. RBPS, v. 12, p.38-43, 2010.
DEMO, P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Vozes: 2.ed, 2004
FAE, J. M. ; SILVA JUNIOR, M. F. ; CARVALHO, Raquel Baroni de ; ESPOSTI, C. D. D. ; SANTOS, Karina Tonini dos . A integração Ensino-Serviço em Odontologia no Brasil. Revista da ABENO, v. 16, p. 8-17, 2016.
FARIAS, C. M. L. ; CARVALHO, Raquel Baroni de . Ensino Superior: a Geração Y e os processos de aprendizagem. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. XV, p. 37-43, 2016.
FARIAS, Cynthia M.L. ; CARVALHO, R. B. ; Laiber, L.P ; CARVALHO, Raquel Baroni de ; SANTOS, K. T. . Pensamento crítico e a formação de profissionais em Odontologia: uma revisão narrativa da literatura. Revista da ABENO, v. 16, p. 73-87, 2016.
Farias, C. M. L. ; Furtado, B. D. ; Santos Neto, E. T. ; Carvalho, Raquel Baroni De ; Curtis, D. A. . 'Feedback No Processo De Aprendizagem: Percepção Dos Estudantes de Odontologia na Universidade Federal Do Espírito Santo'. Revista Da Abeno, V. 15, P. 35-42, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. p. 146-188.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2005. 122p.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015. 283p.
GONÇALVES, E.R., Verdi, M. I.M. Os problemas éticos no atendimento a pacientes na clinica odontológica de ensino. Ciência & Saúde Coletiva, v.12, n.3, p. 755-64, 2007
KNOWLES, M. Princípios da andragogia. 197? Disponivel em http://cpdec.com.br/educacao-de-adultos-principios-da-andragogia/ Acesso em Abril 3, 2019
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: aas abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora UNB, 2012.
MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. 2 ed. São Paulo: EPU, 2015.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 4 ed. São Paulo: Cortez. 2010.
SANDRA, M. M. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, v. 13, suppl. 2, Rio de janeiro, 2008.
SILVA JUNIOR, M. F. ; SANTOS, Karina Tonini dos ; CARVALHO, RAQUEL BARONI DE . Multiplicidade de atuações do acadêmico de odontologia no estágio curricular: relato de experiência. Arquivos em Odontologia (UFMG), v. 51, p. 194-204, 2015.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.