Avaliação do Conhecimento dos Docentes de um Município do Sudeste Brasileiro Acerca de Traumatismos Dentários
Nome: JÉSSICA GIOVANI DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/09/2022
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
MARIA HELENA MONTEIRO DE BARROS MIOTTO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
LUDMILLA AWAD BARCELLOS | Examinador Externo |
MARIA HELENA MONTEIRO DE BARROS MIOTTO | Orientador |
THIAGO FARIAS ROCHA LIMA | Examinador Interno |
Resumo: Traumatismos dentários são considerados problema de saúde pública sendo a
segunda maior causa de urgências odontológicas com possibilidade de danos
locais irreversíveis, sendo o ambiente escolar o de maior ocorrência, o que
atribui aos professores a responsabilidade de adotar as primeiras condutas na
tentativa de evitar instalação de sequelas. Dessa forma, pretende-se avaliar o
conhecimento dos docentes da rede de ensino municipal de Brejetuba-ES,
acerca de traumatismos dentários. Para tanto, foi conduzido um estudo
observacional, quantitativo e transversal. A amostra foi de 117 docentes,
distribuídos nas zonas rurais e urbanas. A coleta de dados foi feita por meio da
aplicação de questionários e roteiros com imagens por meio da técnica
auto gerenciada. O tratamento dos dados foi feito por meio de tabelas de
frequência com número e percentual, e a análise feita por meio do pacote
estatístico IBM SPSS 20. O Teste T e o ANOVA foram usados para
comparação do número de acertos com as variáveis independentes. Os
resultados demonstram deficiência de conhecimento em todos os cenários
analisados, não havendo diferença estatisticamente significante entre as
variáveis estudadas, uma vez que a ausência de preparação para lidar de forma imediata apresentou-se ausente de forma generalizada, o que viabiliza e
estimula a instalação de sequelas e perdas dentárias precoces que
comprometem diretamente a qualidade de vida. Ações de promoção da saúde
para disseminação de informações fazem-se necessárias e ainda, a inserção da
temática na grade curricular durante a formação dos docentes, além de
treinamentos continuados para aquelas que ja encontram-se em atuação.