Summary: A recessão gengival uma manifestação clínica indesejável, que acarreta problemas estéticos, maior susceptibilidade a cáries radiculares e hipersensibilidade dentinária, e a investigação dos seus indicadores de risco é de suma importância para a divulgação dos meios preventivos. O estudo trata-se de uma pesquisa de campo através de observação direta intensiva e tem como objetivo comparar as condições clínicas associadas à presença e ausência de recessão gengival. Sua amostra consiste em pacientes selecionados nas Clínicas Odontológicas do Centro Biomédico da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), de acordo com os seguintes critérios: os indivíduos que possuam dentes com recessão gengival de um lado e o seu contralateral não possua (já que o dente hígido contralateral será usado como controle). Serão pesquisados: índices de placa (IP) e de sangramento gengival (ISG), e a medida da profundidade de sondagem (PS), avaliação oclusal detrminando presença de trauma de oclusão tanto nos locais com recessão gengival e quanto nas áreas sem recessão gengival de um mesmo paciente. Nos locais onde há a presença da recessão (R) sua altura será medida. Se a amostra envolvida na pesquisa ajustarem-se a distribuição normal das probabilidade, as hipóteses serão verificadas com o auxílio da estatística paramétrica ou com auxílio da estatística não paramétrica. O estudo será composto de duas partes além dos exames das condições clínicas associadas a recessão gengival será aplicado um questionário estruturado composto por perguntas a respeito de seus hábitos de higiene oral e será analisado o conteúdo das respostas obtidas. O estudo respeitará todas as determinações éticas, já tendo sido aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. Espera-se que este estudo possa contribuir para avaliar os parâmetros clínicos associados com as áreas de recessão e sem recessão gengival.
Starting date: 2009-07-27
Deadline (months): 12
Participants:
Role | Name |
---|---|
Collaborator * | RENATO DE AGUIAR RIBEIRO |
Collaborator * | Maria Rebeca Amaral Ganhoto |
Coordinator * | Elizabeth Pimentel Rosetti |
Student Master * | Sabrina Maciel Cavalcanti |