Histórico
A formação acadêmica em Odontologia no Espírito Santo (ES) teve início na cidade de Vitória, por meio da criação do primeiro curso de graduação em 1930, na Faculdade de Farmácia e Odontologia, vinculada ao governo do ES. O Decreto estadual nº 16.564 de 1947 criou a Faculdade de Odontologia do ES, que foi integrada à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 1954.
Durante quase 50 anos, o curso de Odontologia da UFES era o único atendendo ao ES e georregião de abrangência. Em 1998, foi criado um segundo curso de Odontologia, o das Faculdades Integradas São Pedro. A partir de 2007, novos cursos de Odontologia foram criados em outras Instituições de Ensino Superior (IES) na Grande Vitória e no interior do ES. São exemplos: Universidade Vila Velha, Escola Superior São Francisco de Assis, Faculdade Multivix (Campi Vitória, Nova Venécia e Cachoeiro de Itapemirim), Faculdade Pitágoras (Campi Guarapari e Linhares), dentre outras IES. A abertura de novos cursos repercute diretamente no aumento da demanda por formação docente qualificada.
O único curso de Pós-Graduação em nível stricto sensu na área de Odontologia sediado no ES foi criado em 2006 pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Clínica Odontológica da UFES (Resolução nº 27/2006-CUn/UFES). O curso de Mestrado Profissional do PPG Clínica Odontológica computou 136 ingressantes, sendo 132 (97,0%) diplomados mestres.
Com a desativação do curso de Mestrado Profissional do PPG Clínica Odontológica em 2017, um novo curso de Mestrado Acadêmico foi concebido e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Novembro de 2019. O curso de Mestrado Acadêmico do PPG Ciências Odontológicas foi criado por meio da Resolução nº 42/2019-CUn/UFES, com início das atividades em Setembro de 2020.