Matricula em Disciplinas

O REGIMENTO GERAL DA UFES, no seu artigo 103 diz:

Art. 103. Será obrigatória a frequência de professores e alunos, bem como a execução integral dos programas de ensino.

§ 1º A frequência aos trabalhos escolares oficiais só será permitida aos alunos regularmente matriculados.

 

Assim, considerando que somente alunos matriculados podem frequentar as aulas, é importante entender como é o processo de matrículas na UFES e quando as Pautas estão disponíveis para registro das frequências. 

 

A matricula na UFES é realizada em 3 etapas, cujas datas estão previstas no calendário acadêmico:

 

1a etapa: Antes do início das aulas.  O aluno (veterano) solicita a matrícula via sistema.   O aluno pode solicitar matrícula em várias turmas de uma mesma disciplina, observando para tal uma ordem de prioridade. 

2a. etapa:  Ajuste de Matrícula.   Caso necessite, o aluno pode alterar a matrícula feita inicialmente, o ajuste de matrícula destina-se ao cancelamento e/ou solicitação de novas disciplinas/turmas pelo aluno a partir da otimização das vagas e da oferta de novas turmas ou disciplinas pelo Departamento. Para maiores detalhes verificar Art. 8 da Resolução nº. 58/2008 – CEPE.

Obs: Só pode solicitar o ajuste aqueles alunos que solicitaram a matrícula na 1a etapa.

3a etapa: Período para o aluno solicitar, junto ao colegiado do curso de graduação, a aplicação do art. 17 da Resolução nº 58/2008 – Cepe e da Resolução nº 39/2010 – Cepe ao primeiro semestre letivo especial de 2020.

Fase de Ajuste realizada pelo Colegiado para os alunos que solicitaram correção de matrícula, de acordo com Art. 17 da Resolução nº 58/2008-CEPE e da Resolução nº 39/2010-CEPE. Nessa etapa também são matriculados os alunos em Plano de Acompanhamento de Estudos e com quebraq de pré-requisitos..

Obs: 

- Alunos ingressantes (calouros) serão matriculados pela PROGRAD.

- Alunos com pendência na Biblioteca não poderão solicitar matricula.

- Existem ainda situações específicas de alunos que não conseguem fazer a sua matrícula por falta de inserção de dados pela PROGRAD, como alunos de transferências ou que solicitam aproveitamento de estudos por exemplo.  Nestes casos, o Colegiado é quem fará a matrícula do aluno, na 3ª etapa.

- O Colegiado só tem acesso para realizar matriculas na 3ª etapa e esse acesso é fechado após o prazo final de processamento da 3a. etapa.  Solicitações fora desse período tem que ser encaminhadas à PROGRAD para análise e sem garantia de serem efetivadas, portanto, é muito importante observar os prazos.

- O Colegiado envia e-mails a todos os alunos informando-os sobre as datas.  A PROGRAD ainda disponibiliza em sua página o Manual do Aluno com todas as informações necessárias para a vida acadêmica.

- Os alunos devem fazer a conferencia de suas matrículas, em cada fase.  Devem guardar as solicitações de matrículas e o resultado do processamento (até pelo menos o processamento da matrícula do próximo período) para comprovação da efetivação da matrícula, em caso de necessidade.

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