Uso Da Laserterapia Associada Ao Bio-Oss® No Reparo De Defeitos Ósseos Críticos. Estudo Histomorfométrico E Microtomográfico Em Calvária De Ratos

Resumo: Alterações acentuadas da altura e largura do rebordo ocorrem após extrações dentárias, com reabsorção mais significativa na crista óssea vestibular. Sendo mais pronunciado durante a fase inicial da cicatrização (SCHROPP et al., 2003). Diferentes procedimentos tem sido desenvolvidos para preservar e melhorar o contorno da crista óssea alveolar para posterior reabilitação protética (ARAUJO; LINDHE, 2005).
Dentre as diversas técnicas de reconstrução óssea alveolar, o enxerto ósseo autógeno(auto-enxerto) é descrita como uma abordagem “padrão-ouro”. No entanto, a sua disponibilidade limitada levando a procura por substitutos ósseos adequados (LEE et al., 2012).
O Bio-Oss® tem mostrado excelentes propriedades de osteocondução e resultados promissores em procedimentos de elevação do assoalho do seio maxilar. Além disso, promove a osteogênese e apresenta baixo índice de reabsorção (PETTINICCHIO et al., 2012).
O laser em baixa potência é o mais utilizado, pois apresenta ação analgésica, antiinflamatória e bioestimulante, contribuindo para regeneração dos tecidos (BRUGNERA JÚNIOR; PINHEIRO, 1998). A partir destes pressupostos, o presente estudo propõe avaliar a microtomograficamente e histometricamente a quantidade de tecido ósseo neoformado na calvária de ratos, nas regenerações ósseas feitas com a associação do Bio-Oss® e laserterapia no período pós-operatório máximo de 30 dias.

Data de início: 2017-09-01
Prazo (meses): 30

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Matheus Ambrósio Freitas Martins dos Santos
Coordenador Daniela Nascimento Silva
Coordenador Rossiene Motta Bertollo
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105