Análise do Processo de Ensino e de Aprendizagem no Ciclo Profissionalizante do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo-ufes: Percepção de Docentes e Estudantes

Nome: Cynthia Moura Louzada Farias
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/09/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Raquel Baroni de Carvalho Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Ivone Martins de Oliveira Examinador Externo
Karina Tonini dos Santos Pacheco Examinador Interno
Raquel Baroni de Carvalho Orientador

Resumo: RESUMO O cotidiano da sala de aula das instituições de ensino superior é um campo de trabalho que, a todo o momento, instiga um olhar, propondo estudos, pesquisas e trabalhos numa direção mais prospectiva em relação ao processo de aprendizagem, não só dos alunos, mas também dos próprios professores. Objetivo: Analisar e problematizar a percepção dos professores e estudantes a respeito das experiências de ensino e de aprendizagem utilizadas pelos professores no ciclo profissionalizante do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Metodologia: Estudo de caráter exploratório, descritivo, baseado em abordagem quali-quantitativa. A amostra compreendeu todos os 60 docentes lotados nos departamentos do ciclo profissionalizante do Curso de Odontologia da UFES e todos os estudantes do 7º ao 10º período do curso, que foram convidados a participar. O questionário semiestruturado e a entrevista, organizados com base nos instrumentos de Lazzarin (2005), Araújo e Mello (2011) e Castro Jr (2008), foram os meios utilizados. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CCS/UFES sob registro CAAE 339550144.0000.5060. A análise estatística descritiva (freqüência percentual) foi feita através do programa SPSS e os dados qualitativos (entrevista) foram interpretados com base em estudos de análise de conteúdo de Bardin (2009). As variáveis analisadas foram formação docente; planejamento das aulas desenvolvido pelos professores; interação com os alunos; necessidades no trabalho desenvolvido pelos professores; dificuldades percebida no trabalho desenvolvido pelos professores; experiências de aprendizagem mais efetivas para o aluno e atenção dos alunos nas aulas teóricas. Resultados: O perfil dos professores mostra que 91,1% concluiu cursos de pós-graduação avançada (Doutorado) e 75,6% recebeu formação pedagógica em algum momento da pós-graduação. A opção pela atividade docente foi programada por 91,1% deles, atuando com regime de dedicação exclusiva em 77,8% dos casos. Dados mostram que mais de 50% dos professores participantes cumprem, além da carga horária em sala de aula, atividades administrativas, de pesquisa e/ou extensão. As necessidades sociais odontológicas no Brasil são compreendidas por 95,6% dos professores e 51,1% acreditam que os egressos do curso de Odontologia da UFES saem preparados para suprir as necessidades da odontologia no cenário brasileiro atual. Na opinião dos alunos a qualidade do ensino no curso de Odontologia na UFES é percebida como ótima por (43,6%) da amostra, mas sentem-se desestimulados com alguns fatos, como a qualidade da infraestrutura. A aula prática foi a experiência de aprendizagem mais efetiva para (50,4%) dos alunos. Existe um declarado interesse de (91,1%) dos professores pesquisados, em participar de programas de desenvolvimento profissional incorporados para melhorar suas habilidades de ensino. Conclusão: Conclui-se o professor universitário do curso de odontologia precisa despertar para a necessidade de refletir sobre suas práticas, porque continua privilegiando os saberes técnicos em detrimento dos pedagógicos. Os acadêmicos de Odontologia exibem dificuldades em demonstrar sensibilidade social e preocupação com os problemas da população. O estudo serve para alertar as instituições de ensino superior, sobre a necessidade de se buscar alternativas para qualificar os profissionais que compõem o quadro docente das instituições, que não dispõem de formação adequada para a docência. Em médio prazo, pretende-se utilizar os dados dessa pesquisa para abordar técnicas e estratégias que possibilitem a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e em consequência a formação dos cirurgiões-dentistas egressos do curso de odontologia da UFES, socialmente comprometidos com demandas de nossa sociedade.

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