Estudo do Sistema de Canais Radiculares em Dentes Com Hipercementose

Nome: Jairo Ferreira de Farias Junior
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 07/10/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Rogério Albuquerque Azeredo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Edson Aparecido Liberti Examinador Externo
Karla Loureiro Almeida Coburn Examinador Interno
Rogério Albuquerque Azeredo Orientador

Resumo: O tratamento endodôntico tem a finalidade de manter o elemento dental sem vitalidade, para que este continue a exercer suas funções na fisiologia bucal, sem se tornar um agente propiciador de doenças aos tecidos periapicais (GROSSMAN, 1937; SOMMER et al. 1966; COHEN E HARGREAVES, 2011).
Cohen e Hargreaves (2007) afirmam que os objetivos principais da terapia endodôntica são a perfeita limpeza, a configuração de todos os espaços pulpares e a obturação completa desses espaços com material de preenchimento inerte.

É conhecido que o maior causador de insucessos no tratamento endodôntico é a inabilidade de localizar e tratar todos os condutos do sistema de canais radiculares. E esse risco é alto devido à complexidade do sistema; o que aumenta a chance de serem deixados condutos sem tratamento (CANTATORE; BERUTI; CASTELUCCI, 2009).

Galafassi (2007) destaca a complexidade do sistema de canais radiculares; que além do canal radicular principal, existe uma rede de canais acessórios, secundários, laterais, intercanais, delta apicais.

Okumura, em 1918 preconizou a técnica de diafanização, que consiste na injeção de tinta Nanquim dentro do sistema de canais radiculares que permitiu a visualização tridimensional do sistema de canais e suas ramificações, sem que para isso fosse afetada a forma dentária. Embora seja uma técnica puramente laboratorial, pode e deve ser aplicada no aprendizado da Endodontia nas disciplinas pré-clínicas (OMER et al., 2004; AZEREDO et al., 2005; PÉCORA, 2005).

A hipercementose é uma deposição excessiva de cemento não-neoplásico que é contínuo ao cemento radicular normal. Os dentes afetados demonstram espessamento da raíz; e o espaço radiotransparente do ligamento periodontal e a lâmina dura estão intactos (NEVILLE et al., 2004).

Barros (1999) em seu estudo verificou que a hipercementose aumenta consideravelmente o número de canais acessórios, secundários e deltas apicais e que o canal principal encontra-se constricto no terço apical e associado à mudança da trajetória original ou a canais laterais, secundários, acessórios e deltas apicais.

A relevância da pesquisa consiste em contribuir para o conhecimento da anatomia do sistema de canais radiculares, em dentes acometidos pela hipercementose através das técnicas de diafanização e da microscopia eletrônica de varredura.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105