LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO DO VALOR DO MÓDULO DE ELASTICIDADE DA DENTINA E DOS MATERIAIS UTILIZADOS NA REABILITAÇÃO PROTÉTICA DE RAÍZES FRAGILIZADAS

Nome: Hedilberto Araujo de Sousa
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/03/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Selva Maria Gonçalves Guerra Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Angelo Gil Pezzino Rangel Examinador Interno
Eduardo Passos Rocha Examinador Externo
Selva Maria Gonçalves Guerra Orientador

Resumo: Os dentes tratados endodonticamente são mais sujeitos à fratura radicular e sua reabilitação é uma tarefa complexa, especialmente quando a raiz encontra-se estruturalmente comprometida por cáries cervicais ou pela presença de pinos com diâmetro excessivo. A restauração final deve reforçar a estrutura remanescente do dente e ao mesmo tempo possibilitar a máxima resistência e retenção do sistema de pino e núcleo selecionado. O comportamento desses dentes tem sido investigado através de estudos clínicos, experimentais e numéricos, porém com grande variabilidade dos resultados. Nos estudos numéricos que utilizam o Método dos Elementos Finitos (MEF) parte desses resultados podem ser atribuídos à variabilidade dos valores das propriedades elásticas dos materiais representados nos modelos. Este estudo teve como objetivo verificar os valores encontrados na literatura para o módulo de elasticidade da dentina e de materiais restauradores utilizados na reconstrução protética de raízes fragilizadas visando obter uma medida descritiva válida. Por meio de uma busca na literatura (base de dados Medline (PubMed) por estudos experimentais que investigaram o módulo de elasticidade da dentina e dos materiais restauradores citados, 149 estudos foram selecionados, sendo 78 sobre propriedades da dentina e 71 sobre materiais restauradores. Os estudos foram organizados de acordo com o valor do módulo de elasticidade do material estudado e classificados separadamente de acordo com o tipo de ensaio mecânico realizado. O método estatístico de normalidade de Kolgomorov-Smirnov foi utilizado para análise estatística dos valores encontrados cujas médias foram:18,72GPa (dentina compressão), 18,45GPa (dentina tração), 10,23GPa (resina composta), 4,55GPa (Ionômero de Vidro), 4,78GPa (adesivo), 42,27GPa (pino de fibra de vidro). Apesar da variabilidade os valores encontrados foram considerados representativos no que se refere ao comportamento dos materiais estudados, podendo ser utilizados nos estudos com MEF.

Palavras-chave: Biomecânica. Técnica para retentor intrarradicular. Módulo de elasticidade. Dentina. Dente não vital. Propriedades físicas. Metodologias computacionais. Simulação por computador. Materiais biocompatíveis.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105